Whatsapp

(31) 0000-1111

Email

contato@tremagil.com.br

Planejamento do Sprint

O Sprint se inicia com a reunião de Sprint Planning, na qual se planeja o trabalho a ser realizado no próprio Sprint. Nessa reunião, Time de Desenvolvimento e Product Owner negociam, a partir dos itens do alto do Product Backlog, o que será desenvolvido. Ou seja, facilitados pelo ScrumMaster, eles selecionam um conjunto de itens do alto do Product Backlog que julgam ser capazes de desenvolver na duração do Sprint, o que é apenas uma previsão, e estabelecem um objetivo ou meta de negócios a ser alcançada com o desenvolvimento esses itens, chamada de Meta do Sprint. O Time de Desenvolvimento, então, se compromete com atingir essa Meta do Sprint.

É importante que os itens do alto do Product Backlog estejam preparados para que a reunião de Sprint Planning seja eficiente e produtiva. Itens que chegam à reunião sem detalhes suficientes, por exemplo, podem colocar todo o Sprint em risco.

Exemplo de Definição de Preparado

No primeiro Sprint, o Time de Desenvolvimento ainda não tem dados para gerar métricas sobre sua capacidade de trabalho em um Sprint. Ele pode estimar os itens do Product Backlog individualmente para possibilitar a futura obtenção dessas métricas úteis para o planejamento. Story Point é uma unidade muito utilizada por times Ágeis em suas estimativas. A partir dos Sprints seguintes, o Time de Desenvolvimento pode utilizar como parâmetro a média da quantidade de trabalho entregue nos últimos Sprints, que pode ser medida em Story Points.

Exemplo de Quadro de Tarefas (Sprint Backlog)